A charmosa Gonçalves

Vista da cidade de Gonçalves MG - Foto: Amandina Morbeck.

Beleza natural, moradores hospitaleiros, bons restaurantes, botecos aconchegantes, ótimas pousadas, clima de montanha, proximidade com as grandes cidades do sudeste (como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), entre outros atrativos, tornaram Gonçalves um point para quem gosta de estar em contato com a natureza.

Peda do Cruzeiro em Gonçalves (MG) - Foto de Amandina Morbeck.
Pedra do Cruzeiro – no topo, tem uma capelinha. Para chegar até lá, a trilha íngreme tem 2 km. A vista compensa o esforço.

Em dia de sol e calor, cachoeiras, trilhas para o topo de algumas pedras, estradas de terra cercadas por araucárias para quem gosta de pedalar ou de correr e operadoras que oferecem passeios e atividades ao ar livre, tudo isso a pessoa encontra durante a visita.

Lareira no inverno em Gonçalves MG - Foto: Amandina Morbeck.
Romantismo e aconchegante fazem parte do inverno na Mantiqueira.

No inverno, o frio – com temperaturas que podem ficar abaixo de zero -, lareira, vinho, caldo e céu sem nuvens são os atrativos principais.

A pequena cidade, mas com um município imenso, surpreende por oferecer tantas opções, fazendo com que um fim de semana ou um feriado prolongado seja insuficiente para explorar todo seu potencial. Assim, geralmente a pessoa volta mais vezes e, se a paixão for muito fulminante, logo encontra uma maneira de alugar um chalé para fins de semana ou muda de vez. É por causa dessa paixão que há tantos novos moradores por aqui. “Tem gente que vem e quer ficar”, como na letra da música – e que ficar indefinidamente.

Café na roça, que funciona aos sábado ao lado do galpão dos orgânicos em Gonçalves MG.
Café na Roça, somente aos sábados de manhã.

Aos sábados de 9h às 13h, produtos orgânicos de produtores locais e da região são comercializados no galpão que fica na saída para o Bairro São Sebastião das Três Orelhas. Do lado, o Café na Roça funciona a todo vapor servindo delícias, como pão na chapa com queijo branco, pão de queijo, tortas e bolos, acompanhadas de café feito na hora.

Entregador de leita a cavalo na rua de Gonçalves MG - Foto: Amandina Morbeck.
Ele existe, realmente.

Sem semáforos, sem hora do rush e sem congestionamentos (a não ser durante festas, como carnaval), ainda encontramos o entregador de leito por aqui. E ele atende os fregueses montado em seu cavalo, do qual não desce. A troca de garrafas é feita na altura certa para que ele tenha agilidade e não precise desmontar.

E haja festa neste lugar! São várias comemorações durante o ano, tanto na cidade quanto nos bairros de todo o municípios. Festas religiosas, com as famosas quermesses, aniversário da cidade, festa da padroeira, eventos esportivos, como corridas de moto, encontro de cavaleiros e de criadores de pastor da Mantiqueira, congada, festival de gastronomia e desfile de carros de boi.

Desfile de carros de boi na rua de Gonçalves MG - Foto: Amandina Morbeck.
Desfile de carros de boi, que reúne pessoas de Gonçalves e de outros municípios vizinhos.

Realmente não dá para ficar entediado em Gonçalves. Vivenciar tantas experiências diferentes cercados por essas paisagens de tirar o fôlego não tem preço.

Se você ainda não conhece a região, programe-se e venha. E descubra outras atrações e tantos lugares que não contamos neste post.


 

Comentários

comentários

Deixe sua mensagem

Facebook
YouTube
Instagram

Seja nosso fã

Últimos posts publicados

AVA Art Festival em São Paulo (SP)
29/03/2018By
Veja como foi a Spectrum Miami Art Show 2017
12/12/2017By
Obras de Eliana Carvalho que estarão na Spectrum Miami Art Show em Miami, Flórida.
Eliana Carvalho participa da Spectrum Miami Art Show 2017
29/11/2017By
Leveza sustentável, obra de Eliana Carvalho.
A Arte de Paris para Helsinque
28/11/2017By

Assista: Vilarejo, criação de Eliana Carvalho

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial